quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Confira as últimas atualizações disponíveis para cada versão do SQL Server

Últimas atualizações disponíveis para as versões atualmente suportadas do SQL Server 


VersãoPacote de serviços mais recenteacumulativas
SQL Server 2017
codename vNext
NenhumCU2 para 2017(14.0.3008.27 - novembro de 2017)
SQL Server 2016SQL Server 2016 SP1 (13.0.4001.0 - novembro de 2016)CU6 para 2016 SP1(13.0.4457.0 - novembro de 2017) 

CU9 para 2016 RTM (13.0.2216.0 - novembro de 2017)

SQL Server 2014SQL Server 2014 SP2 (12.0.5546.0 - abril de 2017)CU9 para 2014 SP2 (12.0.5563.0 - dezembro de 2017) 
CU13 para 2014 SP1 (12.0.4522.0 - agosto de 2017)

SQL Server 2012
codename Denali
SQL Server 2012 SP4(11.0.7001.0 - setembro de 2017)CU10 para 2012 SP3 (11.0.6607.3 - agosto de 2017) 

CU16 para 2012 SP2 (11.0.5678.0 - janeiro 2017) 

CU16 para 2012 SP1(11.0.3487.0 - maio 2015)

SQL Server 2008 R2
codename Kilimanjaro
SQL Server 2008 R2 SP3 (10.50.6000.34 - Setembro de 2014) 

Nota A versão mais recente e final desta versão
Nenhum
SQL Server 2008
 codename Katmai
SQL Server 2008 SP4(10.0.6000.29 - Setembro de 2014) 

Nota A versão mais recente e final desta versão
Nenhum
SQL Server 2005
codename Yukon
SQL Server 2005 SP4(9.00.5000.00 - dezembro de 2010)suporte encerrado em 12 de abril de 2016
SQL Server 2000  codename ShilohSQL Server 2000 SP4(8.0.2039)suporte encerrado...
SQL Server 7.0
codename Sphinx
SQL Server 7.0 SP4(7.0.1063)suporte encerrado...

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Bitcoin não é uma bolha! Curva-S [Off-Topic]

Bitcoin não é uma bolha!  Curva-S

Para prever a inovação você tem que domar a "Curva S"

Muitos especialistas conservadores, particularmente aqueles do mundo das “finanças tradicionais”,
acreditam que o mercado de moeda digital está em uma bolha. No entanto, discordamos, há sinais de que isso não é uma bolha!

Quando falamos em tecnologia, posso lhe afirmar que tendemos a seguir a chamada “Curva S“, 

Onde as “adoções” crescem lentamente em primeiro lugar, depois aumentam Fenomenalmente em uma linha quase vertical,depois se estabilizam novamente quando a adoção em massa é alcançada. Se a adoção da moeda digital está de fato  seguindo uma curva em S, então o “crash” ou estouro da bolha que muitos esperam, pode nunca acontecer.

O “Bitcoin-hater” e CEO da JP Morgan Chase, Jamie Dimon também chama o Bitcoin de bolha,
mas se recusa a diminuir a moeda, porque acredita que poderia chegar a US$ 100.000 - 1 Bitcoin.

Dimon da, JPMorgan Chase o maior dos quatro grandes bancos americanos, pode ter razão sobre sua previsão de $ 100,000 com o Bitcoin. Sendo assim, antes da explosão da bolha ou adoção em massa seja alcançada, muitos dos que estão lendo isso hoje serão milionários, 

ou não se não quiserem rs.



Open your mind ;)

Fontes:


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

MSSQL-CLI, Uma nova ferramenta de linha de comando SQL-Server (OPEN Source)

Experimente o mssql-cli, uma nova ferramenta de linha de comando interativa para o SQL Server (OPEN Source)


Estamos entusiasmados em anunciar a versão preview do mssql-cli, uma ferramenta de consulta em linha de comando nova e interativa. Esta ferramenta de código aberto funciona em multi-plataforma e é membro orgulhoso da comunidade DBCLI

Conheça mais sobre a dbcli - https://github.com/dbcli
Better CLIs for Databases














Características

O Mssql-cli fornece os seguintes aprimoramentos em sqlcmd no ambiente do Terminal:
  • T-SQL IntelliSense
  • Realce de sintaxe
  • Nova formatação para os resultados da consulta, incluindo o formato vertical
  • Modo de edição multi-line
  • Suporte a arquivos de configuração

O Mssql-cli pretende oferecer uma experiência de linha de comando interativa aprimorada para o T-SQL. É totalmente aberto sob a licença BSD-3 é uma contribuição para a organização dbcli , um conjunto de código aberto de ferramentas CLI interativas para bancos de dados relacionais, incluindo SQL Server, PostgresSQL e MySQL.

Desenvolvido e implementado em Python e a ferramenta aproveita o mesmo back-end do microservice ( sqltoolsservice ) que alimenta as extensões VS, o SQL Operations Studio e a outras ferramentas CLI do Python, o mssql-scripter.

https://github.com/Microsoft/sqltoolsservice/


Try it

Para instalar o mssql-cli, você deve ter o Python em sua máquina.Consulte o guia de instalação para módulos específicos do seu sistema operacional, para obter o Python

O Mssql-cli é instalado via pip. Se você conhece pip, você pode instalar mssql-cli usando o comando.
$ pip install mssql-cli
 Depois de ter instalado o mssql-cli, conecte-se ao seu banco de dados com o comando:
$ mssql-cli -S <nome do servidor> -U <nome do usuário> -d <nome do banco de dados>
Se você está tendo problemas de instalação ou gostaria de instruções mais específicas, consulte o guia de instalação.(https://github.com/dbcli/mssql-cli/blob/master/doc/installation_guide.md)

História Microsoft MSSQL-CLI Open Source
Ao longo dos anos, os clientes nos disseram que precisamos modernizar o sqlcmd. Este feedback obteve amplificação significativa depois que o SQL Server 2017 foi lançado no Linux e no MacOS (Docker). Os clientes nos pediram experiências mais ricas completas na linha de comando, incluindo a conclusão da guia para palavras-chave T-SQL e objetos de banco de dados e destaque de sintaxe. Assim, a equipe SQL Developer Experiences estabeleceu para criar uma versão moderna do sqlcmd. À medida que trabalhamos em nossos cenários, descobrimos um conjunto impressionante e imensamente popular de ferramentas de linha de comando de código aberto para bancos de dados no GitHub em https://github.com/dbcli mantidos pela organização dbcli. O repositório contém ferramentas CLI de plataforma aberta de código aberto para bancos de dados, que suportam a conclusão automática "inteligente", o destaque de sintaxe e a instalação fácil. Ficamos particularmente impressionados com o pgcli e mycli ferramentas, bem como a forma ativa e apaixonada da comunidade na criação de melhores ferramentas CLI do banco de dados.

Nós aproximamos do Amjith Ramanujam, o fundador da organização dbcli, fizemos uma demo detalhada, explicamos o que estávamos tentando fazer e exploramos se mssql-cli poderia ser incluído na família dbcli. Simplificando, Amjith e os outros mantenedores do projeto ficaram encantados e nos receberam com os braços abertos!

Esta é uma ocasião importante para a equipe SQL Developer Experiences, porque representa a primeira vez que nossa equipe está contribuindo código fonte para uma organização existente de código aberto (Open Source) com o compromisso de ser um membro em uma comunidade existente de código aberto . É também um momento para construir uma ferramenta incrível ao colaborar com a comunidade OSS, que continuaremos a fazer no futuro.

Guia completo de instalação para baixar o mssql-cli e começar:
https://github.com/dbcli/mssql-cli/blob/master/doc/installation_guide.md

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

SQL Operations Studio (for-preview)

Estamos muito animado para anunciar que SQL Operations Studio já está disponível em preview. SQL Operations Studio é uma ferramenta livre, leve para o desenvolvimento de banco de dados e operações para o SQL Server no Windows, Linux e Docker, banco de dados SQL Azure e SQL Azure Data Warehouse em máquinas com Windows, Mac ou Linux.


É fácil de se conectar ao Microsoft SQL Server com SQL Operations Studio e executar rotinas  operações-gerais reduzindo a curva de aprendizado para os administradores de banco de dados não-profissionais, que têm a responsabilidade de manter a integridade de dados baseados em SQL da sua organização.

À medida que mais organizações adotam DevOps para a gestão do ciclo de vida do aplicativo, os desenvolvedores e outros administradores de banco de dados não-profissionais encontram-se a assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento e bancos de dados operacionais. Essas pessoas muitas vezes não têm tempo para aprender os "macetes" de banco de dados, tornando difícil de executar até mesmo as tarefas mais rotineiras. Microsoft SQL Operations Studio tem uma abordagem prescritiva para executar tarefas rotineiras, permitindo aos usuários realizar suas tarefas rapidamente, continuando a aprender sobre o trabalho.

Os usuários podem alavancar suas ferramentas de linha de comando favoritos (por exemplo, Bash, PowerShell, sqlcmd, o BCP e SSH) na janela de terminal integrado diretamente na interface do usuário SQL Operations Studio. Eles podem facilmente gerar e executar criar e inserir scripts para objetos de banco de dados SQL para criar cópias de seu banco de dados para fins de desenvolvimento ou teste. desenvolvedores de banco de dados pode aumentar a sua produtividade com trechos de código T-SQL inteligentes e experiências gráficas ricas para criar novos bancos de dados e objetos de banco de dados (como tabelas, vistas, procedimentos armazenados, usuários, logins, funções, etc.) ou para atualizar objetos de banco de dados existentes. Eles também têm a capacidade de criar ricos painéis personalizáveis ​​para monitorar e detectar rapidamente os gargalos de desempenho em seus bancos de dados SQL no local ou no Azure.

O SQL Operations Studio vem em um momento oportuno para usuários que usam clientes com o MacOS ou o Linux. Muitos usuários que usam ou planejam implantar o SQL Server 2017, que ficaram geralmente disponíveis em setembro de 2017, também usam Macs como clientes. Agora eles serão capazes de usar uma ferramenta de operações de desenvolvimento e operações de banco de dados gratuita da Microsoft, que é executada de forma nativa no seu sistema operacional escolhido.

SQL Operations Studio foi desenvolvido no código do Visual Studio com o objetivo de torná-lo altamente extensível. Ele é construído sobre uma arquitetura microservices extensíveis e inclui o serviço de ferramentas SQL construído em .NET Core. 

Eric Kang tem feito alguns grandes vídeos Visão geral. Confira o mais recente no Canal 9, abaixo, ou assistir a um dos Connect () sessões pré-gravadas acontecendo esta semana.




Esperamos que você adapte-se a esta nova ferramenta. É recebeu ótimas críticas da comunidade em testá-lo em beta privado e, com o seu feedback, podemos torná-lo ainda melhor. Junte-nos em melhorar SQL Operações Estúdio , contribuindo diretamente para o repositório GitHub .

Se você tiver dúvidas ou quiser adicionar comentários, por favor use a seção de comentários abaixo. Gostaríamos muito de ouvir de você!

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Funções determinísticas e não determinísticas - SQL Server

          As funções determinísticas sempre retornam o mesmo resultado quando são chamadas com o uso de um conjunto específico de valores de entrada e quando recebem o mesmo estado do banco de dados. 
          As funções não determinísticas podem retornar resultados diferentes cada vez que são chamadas com um conjunto específico de valores de entrada, mesmo que o estado do banco de dados que elas acessam permaneça o mesmo. Por exemplo, a função AVG sempre retorna o mesmo resultado, dadas as qualificações declaradas acima, mas a função GETDATE, que retorna o valor datetime atual, sempre retorna um resultado diferente. Este tópico identifica o determinismo de funções de sistema internas e o efeito da propriedade determinística de funções definidas pelo usuário.

Determinismo de função interna

Você não pode influenciar o determinismo de nenhuma função interna. Cada função interna é determinística ou não determinística com base no modo como a função é implementada peloSQL Server. Por exemplo, a especificação de uma cláusula ORDER BY em uma consulta não altera o determinismo de uma função usada nessa consulta.

As seguintes funções internas pertencentes a categorias de funções internas que sempre são determinísticas.
ABSDATEDIFFPOWER
ACOSDAYRADIANS
ASINDEGREESROUND
ATANEXPSIGN
ATN2FLOORSIN
CEILINGISNULLSQUARE
COALESCEISNUMERICSQRT
COSLOGTAN
COTLOG10YEAR
DATALENGTHMONTH
DATEADDNULLIF

As funções a seguir nem sempre são determinísticas, mas podem ser usadas em exibições indexadas ou índices em colunas computadas quando são especificadas de uma maneira determinística.

Todas as funções de agregação: Todas as funções de agregação são determinísticas, a menos que sejam especificadas com as cláusulas OVER e ORDER BY. 
CAST Determinística a menos que usado com datetimesmalldatetimeou sql_variant.
CHECKSUM Determinístico, com a exceção de CHECKSUM().
ISDATE Determinístico somente se usado com a função CONVERT, o parâmetro de estilo CONVERT é especificado e o estilo não é igual a 0, 100, 9 ou 109.
RAND RAND só é determinística quando um parâmetro seed é especificado.
CONVERT  Determinística, a menos que um destas condições exista:
O tipo é sql_variant. O tipo de destino é sql_variant e seu tipo de origem é não determinístico.
O tipo de origem ou de destino é datetime ou smalldatetime, o outro tipo de origem ou destino é uma cadeia de caracteres, e um estilo não determinístico é especificado. Para ser determinístico, o parâmetro de estilo deve ser uma constante. Além disso, estilos menores ou iguais a 100 são não determinísticos, com exceção dos estilos 20 e 21. Estilos maiores que 100 são determinísticos, com exceção dos estilos 106, 107, 109 e 113.

Todas as funções estatísticas de configuração, cursor, metadados, segurança e sistema são não determinísticas. As funções a seguir nunca são determinísticas
@@CONNECTIONSGETDATE
@@CPU_BUSYGETUTCDATE
@@DBTSGET_TRANSMISSION_STATUS
@@IDLELAG
@@IO_BUSYLAST_VALUE
@@MAX_CONNECTIONSLEAD
@@PACK_RECEIVEDMIN_ACTIVE_ROWVERSION
@@PACK_SENTNEWID
@@PACKET_ERRORSNEWSEQUENTIALID
@@TIMETICKSNEXT VALUE FOR
@@TOTAL_ERRORSNTILE
@@TOTAL_READPARSENAME
@@TOTAL_WRITEPERCENTILE_CONT
AT TIME ZONEPERCENTILE_DISC
CUME_DISTPERCENT_RANK
CURRENT_TIMESTAMPRAND
DENSE_RANKRANK
FIRST_VALUEROW_NUMBER
FORMATTEXTPTR

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Microsoft anuncia novas imagens Azure VM: SQL Server 2017 Linux e Windows


Estamos compartilhando que a Microsoft disponibilizou novas imagens VM's SQL Server 2017 em Linux e Windows

Estão disponíveis no Azure Marketplace! Para implantação do SQL Server on Azure VMs, com flexibilidade, segurança e conectividade híbrida do Azure.

O que significa que você tem a opção de execução o SQL Server em máquinas virtuais baseadas
em Windows, Red Hat Enterprise Linux, SUSE Enterprise Linux Servidor ou Ubuntu, de sua preferencia.


Novas VMs publicadas, são para todas as edições SQL Server 2017:


  • SQL Developer - edição completa grátis do SQL Server para desenvolvimento e teste (não para produção)
  • SQL Express - banco de dados livre de entrada para carros de trabalho (1 GB de memória, 10 GB de armazenamento)
  • Web SQL - banco de dados de baixo custo para pequenas aplicações web de médio porte
  • SQL Standard - capacidades de banco de dados núcleo para cargas de trabalho de médio porte
  • SQL Enterprise - edição completa do SQL Server com recursos abrangentes para o processamento missão crítica ou grandes volumes transacional, armazenamento de dados e cargas de trabalho de B.I inteligência de negócios

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

SQL SERVER - Backup Database with RETAINDAYS

SQL SERVER - Backup Database with RETAINDAYS, realmente funciona ?

Recentemente, fomos questionados por um dos clientes por que eles estão enfrentando
determinada situação. Em que eles especificaram em sua opção de backup, WITH RETAINDAYS 
mas que na realidade os sistemas não estão excluindo seus backups mais antigos após o período.. 

Bem, aqui está, é que a realidade e suposição de excluir backup automaticamente
 é absolutamente errada! 

Eu imagino que a palavra RETAINDAYS dá impressões errada ao usuário que, 
Quando o backup é criado, permanece disponível até os dias em que 
a opção RETAINDAYS sugere e, depois, ele é excluído automaticamente. Conclusão Errada! 

Se quiserem excluir seus arquivos de backup que foram criados anteriormente,
Devem executar com as rotinas de sqlcmd ou powershell. 


Opção RETAINDAYS tem uma finalidade muito diferente com backups.
Esta apenas impede que os usuários substituam o arquivo de backup gerado anteriormente,
se o usuário estiver tentando fazê-lo com a opção INIT.
Caso contrário, realmente não faz mais nada. 

*
Nota do autor :
Se o usuário estiver usando a opção FORMAT, o backup será substituído de qualquer maneira.
Isso significa que o uso de RETAINDAYS é muito limitado.

Eu acho que é isso. Não existe nada que possamos aprofundar sobre esta feature,
pois possui capacidades muito limitadas. Espero que possa ter esclarecidos,
as incompreensões sobre o uso desta funcionalidade.

Exemplo de script de como esta opção é usada no SQL Server: