Lançado oficialmente em novembro, durante o evento anual Microsoft Ignite foi anunciado o grande lançamento do SQL Server 2022, a mais nova versão do principal banco de dados da Microsoft.
" Hoje estamos anunciando a prévia do SQL Server 2022, a versão mais integrada do SQL Server com Azure disponível, com inovação contínua em desempenho, segurança e disponibilidade." - Peter Carin CVP da Microsoft
O SQL Server 2022 se integra ao Azure Synapse Link e ao Azure Purview para permitir que os clientes obtenham insights, previsões e governança mais profundas a partir de seus dados em escala. A integração da nuvem é aprimorada com recuperação de desastres (DR) para a instância gerenciada do Azure SQL, junto com conexões sem ETL (extrair, transformar e carregar) para análise de nuvem, que permite que os administradores de banco de dados gerenciem suas propriedades de dados com maior flexibilidade e impacto mínimo para o usuário final. O desempenho e a escalabilidade são aprimorados automaticamente por meio de inteligência de consulta integrada. Há opções e flexibilidade entre linguagens e plataformas, incluindo Linux, Windows e Kubernetes.
Habilitado para Azure
HA/DR bidirecional para Azure SQL
Para garantir o tempo de atividade, o SQL Server 2022 está totalmente integrado ao novo recurso de link na instância gerenciada do Azure SQL. Com o novo recurso de link para a instância gerenciada SQL do Azure, agora você obtém todos os benefícios de executar um ambiente PaaS aplicado à recuperação de desastres - permitindo que você gaste menos tempo na configuração e gerenciamento, mesmo quando comparado a um ambiente IaaS. Isso funciona usando um Grupo de Disponibilidade Distribuída (DAG) interno para replicar dados para uma Instância Gerenciada SQL do Azure previamente implantada como um site de réplica de DR. A instância está pronta e esperando sempre que você precisar - nenhuma configuração ou manutenção demorada é necessária. Você também pode usar este recurso de link em cenários de escalabilidade horizontal de leitura para descarregar solicitações pesadas que podem afetar o desempenho do banco de dados. E estamos trabalhando para desenvolver mais recursos para dar suporte à movimentação bidirecional de dados.
Link de sinapse do Azure
Anteriormente, mover dados de bancos de dados locais, como SQL Server, para o Synapse exigia o uso de ETL. Como todos sabemos, configurar e executar um pipeline de ETL dá muito trabalho e os insights ficam para trás em relação ao que está acontecendo a qualquer momento. O Azure Synapse Link para SQL Server 2022 fornece feeds de alteração automática que capturam as alterações no SQL Server e as alimentam no Azure Synapse Analytics. Ele fornece análise quase em tempo real e processamento transacional e analítico híbrido com impacto mínimo nos sistemas operacionais. Depois que os dados chegam ao Synapse, você pode combiná-los com muitas fontes de dados diferentes, independentemente de seu tamanho, escala ou formato e executar análises poderosas sobre tudo isso usando sua escolha de Azure Machine Learning, Spark ou Power BI. Uma vez que os feeds de mudança automatizados apenas empurram o que é novo ou diferente,
Integração do Azure Purview
Recentemente, anunciamos a disponibilidade geral do Azure Purview como um serviço unificado de governança e gerenciamento de dados. Estamos empolgados em destacar que o SQL Server também está integrado ao Azure Purview para maior descoberta de dados, permitindo que você divida os silos de dados. Por meio dessa integração, você será capaz de:
- Verifique automaticamente seu SQL Server local gratuitamente para capturar metadados.
- Classifique os dados usando classificadores integrados e personalizados e rótulos de sensibilidade da Proteção de Informações da Microsoft.
- Configure e controle direitos de acesso específicos ao SQL Server.
Aprimoramentos de desempenho, segurança e disponibilidade
atuação
O SQL Server oferece desempenho diferenciado, com desempenho OLTP número um 1 e desempenho DW não agrupado número um em 1 TB 2 , 3 TB 3 , 10 TB 4 e 30 TB 5, de acordo com o Transaction Processing Performance Council independente. A inteligência de consulta integrada na inovação do SQL Server 2022 inclui:
- Para Query Store, estamos adicionando suporte para réplicas de leitura e permitindo dicas de consulta para melhorar o desempenho e mitigar problemas rapidamente sem ter que alterar a fonte T-SQL.
- Para o Intelligent Query Processing, estamos expandindo mais cenários com base em problemas comuns do cliente. Por exemplo, o problema do “plano sensível a parâmetros” se refere a um cenário em que um único plano em cache para uma consulta parametrizada não é ideal para todos os valores de parâmetros de entrada possíveis. Com o recurso de otimização Parameter Sensitive Plan do SQL Server 2022, habilitamos automaticamente a geração de vários planos ativos em cache para uma única instrução parametrizada. Esses planos de execução em cache irão acomodar diferentes tamanhos de dados com base nos valores de parâmetro de tempo de execução fornecidos.
Segurança
Nos últimos dez anos, o SQL Server teve menos vulnerabilidades do que a concorrência. 6 Com base nisso, o novo recurso de razão cria um registro de controle imutável de modificações de dados ao longo do tempo. Isso protege os dados contra adulteração por agentes mal-intencionados e é benéfico para cenários como auditorias internas e externas.
Disponibilidade
Com a mudança para uma distribuição mais global de funcionários e clientes, muitas organizações estão mudando para um ambiente de multi-gravação que permite que mudanças sejam feitas no banco de dados local e enviadas para outras réplicas em um fluxo bidirecional de atualizações. No entanto, se várias pessoas alterarem a mesma linha no banco de dados e as diferentes réplicas de gravação contiverem informações diferentes, anteriormente esse conflito de réplica ponto a ponto paralisaria toda a operação até que fosse resolvido. Com o SQL Server 2022, estamos automatizando a regra do último gravador vence. Agora, quando um conflito for detectado, a hora da modificação mais recente será escolhida para persistir em todas as réplicas. Isso ajuda a manter seus cenários de exibição múltipla funcionando sem problemas.
saiba mais
Saiba mais sobre o lançamento do SQL Server 2022 na página da Web e assistindo a sessões de aprofundamento no Microsoft Ignite , com o Microsoft Mechanics e no próximo PASS Data Community Summit virtual gratuito .
Grande abraços
Gustavo Damatto - dba
Nenhum comentário:
Postar um comentário