quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Conheça o Google BigQuery

O Google apresentou seu serviço de análise de Big Data, o BigQuery. 
(Solução voltada para análise interativa de grandes conjuntos de dados).

O Google lançou seu serviço de Big Data, o BigQuery, desde meados de 2012, pois é, 
Se a novidade promete agradar? Me parece que não muito, com a promessa de analisar os terabytes de dados com apenas um clique. O serviço, baseado em nuvem, combina o armazenamento de dados NoSQL com os recursos de pesquisa em linguagem SQL

Solução é voltada para análise interativa de grandes conjuntos de dados. O Google afirmou que o BigQuery não é uma base de dados isolada, sendo contratado com a solução de hospedagem em nuvem, o serviço Google Cloud SQL baseado em MySQL.

Como sistemas NoSQL, o BigQuery não usa esquemas fixos; o Google disse que os dados normalmente são adicionados usando um pequeno número de grandes dimensões, que serão arquivos de tabelas Append Only (gravados apenas em modo incrementais e não podem ser removidos e renomeados. Além disso, novos links não são criados para estes arquivos). O serviço suporta consultas ad-hoc, relatórios, exploração de dados, ou até mesmo aplicativos baseados na Web que funcionam com esses conjuntos de terabytes de dados. Os usuários interagem com o serviço através de uma ferramenta , o navegador BigQuery, uma ferramenta de linha de comando, ou através de chamadas para uma API baseada em RestT usando Java, Python, ou outras línguas.

Publicidade

A principal utilização do serviço é provável que seja a análise de dados de publicidade da propria plataforma Google, que já reside em cloud da companhia. "Quando um anunciante quer entender o ROI [retorno sobre investimento] ou a eficácia de uma campanha de palavra-chave em execução em todo o mundo, tem um grande problema de Big Data", afirmou Ju-Kay Kwek, gerente de produto da equipe Cloud Platform, durante a preview público do BigQuery.

Os clientes do Google Adwords normalmente extraem dados do serviço com API do AdWords, a fim de construir no bancos de dados locais para análise posterior. Mas esses bancos de dados muitas vezes se tornam de difícil controle, exigindo sharding (ou uma partição horizontal em um motor de banco de dados ou de pesquisa) um retrabalho complexo, já que as etapas de indexação são organizadas de tal forma que "os clientes às vezes perdem a noção das questões que eles queriam perguntar por causa do tempo que o dado fica indisponível ", disse Kwek.

Os clientes também poderão fazer upload de seus próprios dados no BigQuery, e o Google contará com uma variedade de recursos para desenvolvedores externos. Usuários beta do serviço assumiram desafios como a segmentação adWeb e e-commerce. O fornecedor de inteligência de negócios o francês We Are Cloud testou o BigQuery como uma alta escala de armazenamento de dados, para sua própria consulta, análise e visualização de dados de capacidades. A empresa diz que a tecnologia irá libertar seus clientes da árdua tarefa de gerenciar uma grande plataforma local, para consultas rápida e análise de dezenas de terabytes de dados.

Atrair grandes clientes de dados certamente reforça o negócio de armazenamento online do Google, que só tem um grande motivo para conseguir isso, por meio do Google Drive. O armazenamento de dados no serviço BigQuery custa media US$ 0,12 por gigabyte por mês para até dois terabytes, com custos decrescentes acima desse volume. A análise BigQuery  custa US$ 0,35 por gigabyte de dados processados.

Confirmando o que sempre pensamos: BigData não é para todos, nem para todas as aplicações.




















Maiores informações:
https://cloud.google.com/bigquery

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