quarta-feira, 30 de novembro de 2016

JOB - SQL Server agent (JOB'S Monitoring)

SQL Server agent é um serviço do Microsoft Windows que executa tarefas administrativas agendadas, que são chamadas de JOB's no SQL Server.

Detalhes e benefícios do SQL Server agent:

SQL Server agent usa o SQL Server para armazenar informações dos jobs. Os job's contêm uma ou mais etapas / steps de trabalho. Cada etapa contém sua própria tarefa; por exemplo, fazer o backup de um banco de dados. SQL Server agent pode executar um job de uma agenda, em resposta a um evento específico ou sob demanda. Por exemplo, se desejar fazer o backup de todos os servidores da empresa todo dia após o expediente, você pode automatizar essa tarefa. Agende o backup para execução após as 22:00, de segunda a sexta; se o backup encontrar um problema, o SQL Server agent poderá registrar o evento e notificá-lo.

Neste script simplista abaixo compartilhamos uma forma mais básica e tradicional de analisar e monitorar a execução dos jobs da sua instancia diariamente, podem salva na pastinha de scripts rs. Qualquer duvida melhoria ou sugestão estamos por aqui é só comentar.


abraços 

--Confirmaçao De Jobs
USE MSDB
GO

SELECT
                Name,
                CASE
                                WHEN run_status = 0 THEN 'Falha'
                                WHEN run_status = 1 THEN 'Obteve êxito'
                                WHEN run_status = 2 THEN 'Tentar Novamente'
                                WHEN run_status = 3 THEN 'Cancelado'
                ELSE 'Ação Desconhecida'
                END AS Status,
                CONVERT(CHAR,msdb.dbo.agent_datetime (
                                          [run_date], [run_time]),113
                                 ) as 'Data_Inicio_Execução',
                msdb.dbo.agent_time(run_duration) as 'Duração',
                STEP_ID as 'Step',
                Step_Name,
                Message,
                Server
FROM
                sysjobhistory jhist
                JOIN sysjobs sjob ON jhist.job_id = sjob.job_id
WHERE
                msdb.dbo.agent_datetime([run_date], [run_time])
                BETWEEN GETDATE() - 2 ANDGETDATE ()  -- busca informações de até -2 dias 
                AND step_name <> '(Job outcome)' -- ignoramos a descrição de step result
ORDER BY 
                msdb.dbo.agent_datetime([run_date], [run_time]) DESC

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

sys.dm_exec_query_stats - SQL Server

Retorna a estatísticas de desempenho dos planos de consulta em cache no SQL Server. Esta exibição contém uma linha por instrução de consulta com cache e o tempo de espera das querys. Quando um plano é removido do cache, as estatísticas correspondentes são eliminadas desta exibição.

Aplica-se a: SQL Server (SQL Server 2008 até a versão atual), Banco de dados SQL do Azure.

Permissões: Requer a permissão VIEW SERVER STATE nivel de servidor.
(as estatísticas na exibição são atualizadas quando uma query é concluída)

O exemplo a seguir retorna o texto da instrução SQL e o tempo médio de CPU 
das cinco maiores consultas executadas.


SELECT TOP 5
                     total_worker_time/execution_count AS [Avg CPU Time],  
                     SUBSTRING(st.text, (qs.statement_start_offset/2)+1,   
                     ((CASE qs.statement_end_offset  
                     WHEN -1 THEN DATALENGTH(st.text)  
                              ELSE qs.statement_end_offset  
                     END - qs.statement_start_offset)/2) + 1) AS statement_text  
FROM 
                     sys.dm_exec_query_stats AS qs  
                     CROSS APPLY sys.dm_exec_sql_text(qs.sql_handle) AS st  
ORDER BY 
                     Total_worker_time/execution_count DESC



quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Windows Server 2016 Preview

Novidades do Windows Server 2016



Windows Server 2016 Technical Preview 

Na última versão do Windows Server 2016 Technical Preview foi introduzida algumas novidades e recursos, como Hyper-V Containers, modo de instalação Nano Server e novos recursos de segurança para proteger as máquinas virtuais.


Nano Server

Nesse modo de instalação Nano Server 2016 será possível executar uma máquina com o mínimo de componentes possível, sendo inclusive menor que a instalação Server Core disponível atualmente. No modo Nano Server você poderá instalar apenas os componentes necessários no servidor Windows Server 2016, como (Clustering, Storage_net, Hyper-V, Networking), retirando totalmente a interface gráfica e utilizando o mínimo de recurso do Servidor. Além do mais esse modo é totalmente otimizado para ambiente de nuvem e suportará o Hyper-V Containers.



Hyper-V Containers


Nas novidades do Windows Server 2016, a Microsoft anunciou o suporte para Hyper-V Containers. Nesse modo, o Hyper-V Containers irá fornecer um novo nível de isolamento para as máquinas virtuais, que antes eram reservadas apenas para máquinas físicas, e também irá manter a integração com a plataforma Docker. O Hyper-V Containers promete isolar o código em cada Containers, evitando interferências na máquina Host e nas máquinas virtuais.

Storage Replica


A algum tempo a Microsoft já estava suportando a replicação no Hyper-V, mas estava limitada para replicação assíncrona de discos rígidos virtuais. Mas isso irá mudar com as novidades do Windows Server 2016. Agora o sistema terá a capacidade de replicar volumes inteiros no nível do bloco, podendo escolher entre replicação síncrona e assíncrona. Esse recurso, chamado de Storage replica será direcionado para cenários de recuperação de desastres, onde serão suportados a replicação de servidor para servidor e de cluster para cluster.

Storage Spaces Direct

O Storage Spaces Direct já estava disponível no Windows 8 e no Windows Server 2012, mas no Windows Server 2016 houve grandes avanços na tecnologia de Armazenamento, agora com a capacidade de construir um sistema de armazenamento altamente disponível usando discos diretamente conectados em cada nó. A Resiliência entre os nós da rede no Windows Server 2016 utiliza o protocolo SMB3. O Storage Spaces Direct também irá tirar proveito de um novo hardware como NvMe SSDs, mas também irá suportar o hardware antigo como o dispositivo Sata. Para criar um cluster de Storage Spaces Direct será necessário ter no mínimo quatro nós disponíveis.

Certificação Windows Server 2016

 
Como o lançamento do sistema operacional previsto para o primeiro semestre de 2016, a certificação Windows Server 2016 já estão disponíveis para realizar o exame. E pela alta demanda por Profissionais Certificados Microsoft, os meus parceiros MCT já estão desenvolvendo os treinamentos para Certificação Windows Server 2016! Então, acesse os links abaixo para se manter informado:

Espero que tenham gostado da novidades. Até a próxima ..


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Microsoft Disponibiliza o SQL Server 2016 Training Kit

Microsoft disponibilizou recentemente no Microsoft Download Center o SQL Server 2016 Training Kit.
O kit é voltado para desenvolvedores, instrutores, consultores e outros profissionais que precisam saber mais sobre as principais novidades introduzidas na nova versão do SQL Server. Ele contém apresentações, demos, vídeos e outros recursos para ajudar no aprendizado
ou para montar uma sessão de treinamento.

Faça o download do SQL Server 2016 Training Kit

O SQL Server 2016 Training Kit está disponível para download gratuitamente aqui. Ele é compatível com o Windows 10, Windows 8, Windows 8.1, Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2016.

SQL Server 2016

Lançado em junho deste ano, o SQL Server 2016 traz recursos críticos inovadores com desempenho em memória e análise operacional integrada. Os recursos de segurança abrangentes, como a tecnologia de criptografia ininterrupta (Always Encrypted), ajudam a proteger seus dados fixos e em movimento, e uma solução avançada de alta disponibilidade e recuperação de desastres acrescenta novos aprimoramentos à tecnologia AlwaysOn.
  As organizações terão visões mais aprofundadas de todos os seus dados com novos recursos que vão além da business intelligence, executando a análise avançada diretamente dentro de seus bancos de dados e apresentando visualizações avançadas para oferecer visões de negócios de qualquer dispositivo. Você também pode se beneficiar da nuvem em hiperescala, com novos cenários híbridos habilitados pela nova tecnologia de banco de dados elástico (Stretch Database), que permite expandir dinamicamente seus dados transacionais a quente e a frio até o Microsoft Azure de forma segura, para que seus dados estejam sempre à disposição para consultas, independentemente do tamanho. O SQL Server 2016 também oferece uma plataforma de banco de dados completa para a nuvem híbrida, permitindo criar, implantar e gerenciar facilmente soluções que abrangem instalações locais e na nuvem. Saiba mais sobre ele aqui!

Fontes e Direitos Autorais: Baboo.com